quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FERIADO..PORQUÊ?

Hoje comemoramos em Portugal o dia da Restauração da Independência.

Um pouco de História...

Restauração da Independência em Portugal é o nome atribuído à revolta de 1 de Dezembro de 1640, contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que culminou com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal no dia 1 de Dezembro (feriado).
O descontentamento geral que se vivia na época, fruto da crise no império espanhol e motivado pela diminuição das remessas de ouro e prata da América e o aumento dos impostos para suportar os custos das guerras nas quais Espanha estava envolvida, levou ao descontentamento da população portuguesa e fez com que um grupo de nobres se reunisse para organizar uma revolta e restaurar a independência de Portugal.
A 1 de Dezembro de 1640, invadem o Palácio Real, no Terreiro do Paço prenderam a vice-rainha, a duquesa de Mântua, D. Margarida Gonzaga, Governadora de Portugal e regente do Rei de Espanha, obrigando-a a dar ordens às susas tropas para se renderem e mataram Miguel de Vasconcelos, secretário de Estado. Aclamaram o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.
O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão dos exércitos de Filipe III de Castela e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668.
Paralelamente, as tropas portuguesas conseguiram expulsar os holandeses do Brasil, como também de Angola e de São Tomé e Príncipe (1641-1654), restabelecendo o poder atlântico português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse dos Habsburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário